segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pensando na existência PARTE I

Nós, seres humanos somos acomodados, isto é fato. Mas, existem exceções, e eles são chamados de FILÓSOFOS. Sim, minha cara amiga, iremos discutir sobre a existência, mais especifícamente de DEUS.

Deus existe? Quem o criou? Existe as trevas? Porque nasci e porque irei morrer? Porque existe pobreza e guerras?

Aposto que você já fez algumas dessas perguntas. Mas nunca teve paciência para ler algo a respeito ou simplismente se acomodou com o fato de que irá viver e morrer, e que ninguém sabe/saberá a resposta.
Sim, não há respostas, mas porque não descobrir as teorias de grandes filósofos ou simplismente se questionar sobre a existência? Acredite é um grande passo.

PARTE I - Athenas , centro das ideias !

Na antiga Grécia, por exemplo, surgiram OS DEUSES. Eles foram criados para explicarem a existência da vida e dos mistérios que nela consistem. Além disso, queriam criar uma ordem ou melhor UM TEMOR SUPREMO, evitando "pecados" que afetassem toda uma sociedade e contaminando-a de corrupção.
Os habitantes daquele tempo, eram leigos e não tinham nenhuma estrutura para duvidarem da existência dos deuses.
Mas ... Em Athenas surgiram grupos de pensadores que propuseram teorias da existência DO MUNDO, tais eles eram Sócrates, Platão, Aristóteles, Plotino, Demócrito entre outros (muitos outros).

" Logo após a vitória de Atenas, apareceram os chamados filósofos da natureza que começaram refletir o mundo. São também conhecidos como pré-socráticos, e seu principal pensador foi Demócrito, com a sua teoria do átomo.
Após o desenvolvimento de tais teorias sobre a natureza do mundo, começaram a aparecer filósofos que se concentraram em descobrir a natureza do homem, sua relação com o mundo e a melhor forma de bem viver com este e consigo próprio, dando origem ao pensamento ético e moral baseado na razão, primórdio para uma feliz e reta vida.
O primeiro grande filósofo grego, mundialmente reconhecido foi Sócrates. Sócrates preocupou-se em descobrir e depois ensinar as pessoas que o verdadeiro conhecimento vem de dentro e só este pode lhe fornecer o discernimento necessário para a vida, sendo este só possível através do emprego da maior faculdade do Homem: sua razão. Platão foi o responsável pelo registro do pensamento socrático, realizado através de seus diálogos, preservando a retórica na escrita. Suas principais preocupações giravam em torno daquilo que seria eterno e imutável, a origem de todas as coisas que vemos e como podemos defini-las quando as observamos. Da academia de Platão surgiu o terceiro e último grande filósofo da Antigüidade: Aristóteles. Grande cientista, pesquisador de várias áreas do saber, não só o da filosofia, foi um dos fundadores da pesquisa empírica e da noção de classificação natural de espécie, sendo seus moldes a base do desenvolvimento e separaçãodas ciências como as conhecemos ainda hoje."

 
Próxima aula, iremos falar do período MEDIEVAL ... Eu sei que vocês estão empolgadíssimos, correto ?
 
 
Piadinha para irritar a Giovana:
 
- Certa vez, o garotinho de 8 anos chegou para a mãe e perguntou:
- Mamãe, Deus é preto ou branco?
- Bom meu filho, depende!- Disse a mãe
-Mamãe, Deus é homem ou mulher?
- Ninguém sabe, meu filho!
Então o garoto perguntou, sem pensar em mais nada:
- Mamãe, então Deus é MICHAEL JACKSON???

Nathália Holmes

2 comentários:

7lifes disse...

kkk a piadinha para a giovana foi a melhor :D ... eu entendi kkkkkkkk que besta ...

Gi Jackson disse...

NATHÁÁÁLIAAAAAAAAAAA, segunda vez já ruun'
DEIXA EU COLOCAR O SHERLOCK HOLMES NO MEIO, quero ver u_u
piada realmente sem graça ¬¬¬¬¬¬¬¬¬'
'língua'

 
Seven Lifes © | Designed by Web Hosting Reviews, and modify by Isabel Santos