segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pensando na Existência - Parte I

Athenas Centro das Ideias II

Os mitos surgiram da necessidade do homem justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas e trovões, etc.

Dessa maneira, secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexos de que as forças do mal triunfavam sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.



Sócrates – Foi o filósofo mais enigmático de Athenas, pois não deixou nenhum manuscrito para gerações futuras. Platão, que era seu díscipulo, escreveu alguns diálogos, mas não podemos ter certeza se as falas de Sócrates são dele mesmo. Mas isso não importa, apenas saiba que ele influenciou e muito na ideia da filosofia !



Platão – Acreditava na dualidade humana: o homem possui um corpo (que flui) e uma alma imortal ( a morada da razão).

Ele também achava que a alma já exista antes de vir habitar nosso corpo (ela ficava no mundo das ideias) e que quando passava a habitá-lo, esquecia-se das ideias perfeitas. Foi ele quem criou a primeira Acadêmia.

http://www.youtube.com/watch?v=LWJfYp4tBQU&feature=related
(vídeo do Mito da Caverna, de Platão)


Aristóteles – Não concordava com Platão, achava que a realidade está no que percebemos e sentimos com os sentidos (visão, tato, paladar, audição e olfato), e que todas as nossas ideias e pensamentos tinha entrado em nossa consciência através do que viamos e ouviamos e que o homem possuía uma razão inata (algo automático), mas não ideias inatas.



Hoje falamos apenas dos três principais filósofos da Antiguidade, semana que vem tem mais ... MOMENTO FILOSOFANDO COM A MORAGO, hehe'

Piadinha para irritar a Giovana :

Você sabe porque o Michael não vota no Lula? Porque o preferido dele é o Garotinho...

Um comentário:

Gi Jackson disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Seven Lifes © | Designed by Web Hosting Reviews, and modify by Isabel Santos